Cyberbullying

 

Mas por que falar sobre o cyberbullying em casa e na escola é fundamental? Muitos comentam que o bullying sempre existiu e nem havia tanta polêmica sobre este assunto. O que difere do cyberbullying? As principais diferenças consistem no fato do agressor, muitas vezes se esconder atrás de um pseudo anonimato, que ele pensa existir na internet (dizemos pensa simplesmente porque tudo que se faz na internet deixa rastros, ainda que usados perfis falsos). Outra importante diferença entre o bullying docyberbullying é o fato de que uma ofensa realizada por meio de uma rede social, por exemplo, atinge em poucos segundos um número inesgotável de pessoas, fazendo com que a vitima seja ainda mais exposta e humilhada.

Nossos jovens precisam compreender que, antes de exercerem o direito de expressar-se é preciso estar bem consciente sobre os deveres e limites desta liberdade. Precisamos ensiná-los a refletir previamente sobre os impactos que seus comentários surtirão, principalmente quando realizados na internet, cuja informação ou comentário consegue chegar ao conhecimento do mundo todo em pouquíssimo tempo.

Eis um tema que merece especial atenção e espaço na pauta do dialogo de casa e na sala de aula. É fundamental que o problema seja diagnosticado o quanto antes para que todas as medidas necessárias para cessar as agressões e o sofrimento da vitima sejam rapidamente adotadas.

Image Map Image Map

 


close