Dependência digital

 

O que significa depender de algo? A ideia de dependência está associada a “não conseguir viver sem”, dependemos das coisas sem as quais, tudo parece perder o sentido.  É fácil compreender este conceito, quando pensamos nos recursos naturais como a água e os alimentos dos quais dependemos, e sem os quais não podemos sequer sobreviver.

A sociedade contemporânea, no entanto cria novos contextos e novas formas de dependência. Uma delas é a dependência digital. Já saiu de casa algum dia, e esqueceu o celular? Já ficou sem bateria nos seus dispositivos, e sem um carregador por perto? Já foi viajar para algum lugar onde não havia rede wi-fi e muito menos sinal de celular? Se você já passou por algumas dessas situações, provavelmente já experimentou alguns dos sintomas da dependência digital.

Sua manifestação mais simples é justamente esta sensação incomoda de não ter seus dispositivos e suas possibilidades a disposição, mas em sua forma mais intensa, a dependência digital, pode levar as pessoas a uma sensação de angústia e desespero extrema, ao ponto de pensar que, como em qualquer dependência, é impossível de se lidar com a ausência.

Nos dias de hoje, crianças e adolescentes fazem dos meios digitais seus principais canais de comunicação e entretenimento. É preciso equilíbrio! O problema não é a tecnologia e sim a forma como se usa!

Image Map Image Map

 


close